link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Você sabe do que seu cabelo precisa?

02 novembro 2014

Você sabe do que seu cabelo precisa?

Nosso cabelo reflete claramente nossa personalidade, muitas vezes sentimos a necessidade de mudar, e qual o pensamento que nos atinge essa hora? Tenho de mudar algo no meu cabelo. Você sabe que quando você cuida dele o mesmo agradece e te devolve um cabelo lindo e saudável. MAS, está muito enganado quem pensa que só hidratação ajudará nessa hora, existem outras etapas de tratamento, o famoso cronograma capilar.


Nosso cabelo sofre bastante, mesmo cuidando diariamente, a mudança do clima, o vento tudo bagunça e causa danos neles. Muitas vezes só a hidratação não suprem a necessidade do nosso cabelo, não conseguem satisfazer a necessidade dos nutrientes que foi perdido ao longo do dia. Que forma então de fazer isso? Com a realização das três etapas do cronograma, com hidratação, reconstrução e nutrição.No começo pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas com o tempo você começa a entender melhor, afinal a prática leva a perfeição não é?


Ficou curiosa sobre esses cuidados? Vem comigo que te explico um pouco.




  •  HIDRATAÇÃO: Quando meu cabelo precisa? SEMPRE! Essa parte do tratamento é a responsável por devolvera água dos nossos fios. Ela prepara o nosso cabelo para o recebimento das demais etapas. É o processo mais utilizado no cronograma capilar, mas cuidado, assim como a falta faz mal o excesso também pode ser ruim, é bom maneirar. É indicado para cabelos ressecados e ásperos.



  • NUTRIÇÃO: Frizz, desalinhamento e pontas duplas podem indicar que seu cabelo está precisando ser nutrido. Essa parte do cronograma é responsável por devolver o "alimento" do cabelo, os lípideos. Devolvemos a ele os nutrientes perdidos.



  • RECONSTRUÇÃO: Aqui repomos as proteínas do cabelo. Cabelos que precisam de reconstrução possuem a aparência de quebradiço, elásticos, porosos e fracos. Por ser uma etapa de reposição de proteínas no cabelo, ela não deve passar mais de 2 vezes no seu cronograma (se ele estiver muito danificado), já que o excesso pode ocasionar a quebra do cabelo.


Cada cabelo possui uma necessidade, sendo assim cada pessoa terá um cronograma capilar diferente, meu cabelo pode precisar mais de hidratação que o seu e vice-versa. Para descobrir o que o seu cabelo precisa só existe um jeito, testando. Você só saberá o que é melhor observando os resultados obtidos. O seu cabelo fala com você, basta ter um pouco de paciência e dedicação, com o tempo você começa a entender os sinais que ele te dá.


Como o cronograma varia de cada pessoa, a sua tabela de tratamento irá variar, você que fará a sua, mas para quem não entendeu completamente esse assunto, vou exemplificar com uma tabela já pronta.


Se você lava o cabelo três vezes por semana seria mais ou menos isso que você faria, caso seu cabelo esteja muito danificado, ao invés de fazer somente uma reconstrução pode fazer duas, mas intercaladas. Ficaria assim: reconstrução, nutrição, reconstrução e nutrição (na terceira semana).


crono1


Espero que você tenha entendido, mas se ficou duvidas, fique ligada aqui no blog que nos próximos dias estarei falando um pouco mais sobre cada etapa do cronograma separadamente.


Assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!