link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Minha transição capilar

27 fevereiro 2015

Minha transição capilar

Quem me acompanha nas redes sociais já sabe que estou com um novo projeto para o blog, uma categoria dedicada apenas a vocês, quer dizer, a categoria será feita por vocês. Ela se chamará "Minha história cacheada", ou seja vocês contarão a história da sua transição ou aceitação do seu cabelo natural e para abrir oficialmente esta categoria, contarei um pouco da minha história com o meu cabelo cacheado.

Não lembro exatamente quando eu comecei a não aceitar meu cabelo, acredito que desde muito cedo, o que me recordo é que não gostava de usa-lo solto pois quando secava ficava muito volumoso e isso me causava coceira. Talvez o problema nem tenha sido eu, mas sim o fato que nem mesmo minha mãe sabia cuidar direito do meu cabelo e eu não a culpo por isso, ela nunca tinha precisado cuidar de um cabelo afro antes.
Cabelo com progressiva

Toda minha infância eu passei com o mesmo visual, sempre andava de trança, desde essa época meu cabelo já não possuía mais sua forma certa, por viver amarrado e esticado ele já havia aberto os cachos naturalmente. Desde que conheci a escova progressiva eu quis fazer, passei longos anos pedindo minha mãe para que um dia ela deixasse, até que ao fazer 14 anos finalmente realizei esse sonho.Como era bom ter meu cabelo liso, o elogio das outras pessoas, eu mesma poder penteá-lo.. Mera ilusão, ao passar dos meses a verdade foi aparecendo, não podia sair com chuva, tinha que passar horas secando e pranchando o cabelo, quando a raiz começa a crescer, desespero total. Mas ainda segui firme e forte nesse processo.

Ao voltar no salão para fazer a raiz, minha ficha realmente caiu, essa vida não é para mim. Na aplicação do produto minha cabeça ardia muito, mas como achei que era normal nem dei bola, ao chegar em casa, meu couro cabeludo estava repleto de feridas, pode ser nojento o que vou falar agora,mas é a verdade, meu couro cabeludo revia água das feridas, eu deveria voltar no salão depois desse dia, mas nunca mais voltei, abandonei o processo no meio, o medo de ficar sem meu cabelo era grande demais, acredito que o salão em que eu fiz acrescentou formol a mais no produto, por isso me deu essa reação.
Raiz cacheada e pontas lisas!
A fase de transição, o época difícil! Eu ainda não acompanhava nenhum blog de meninas cacheadas, o processo de transição não era tão comentado assim, então não sabia direito como cuidar do meu cabelo, como disfarçar a diferença na textura do cabelo, a minha transição inteira passei com o meu cabelo amarrado, tive muita sorte que isso não danificou meu cabelo, viver amarrado não é saudável, em hipótese nenhuma repita o que eu fiz.

Desde que abandonei a progressiva, joguei de lado a chapinha e o secador, preferia ver meu cabelo com duas texturas a ter que enfrentar todo o processo de secar e passar a prancha. Foi uma época muito difícil, mas que valeu muito a pena, cada vez que cortava o cabelo era um alívio, o apoio que tive de amigos e alguns professores foi fundamental.
Cabelo com algumas pontas lisa ainda!
Ao assumir meu cabelo natural pela primeira vez tive muitas críticas sim, no começo foi difícil de aceitar e encarar esse novo mundo, mas aos poucos cada olhar que recebia na rua, me deixava feliz, os primeiros elogios ao meu cabelo natural, quanta felicidade. Ter meu cabelo natural foi a melhor opção que eu poderia ter feito, a liberdade de pode usa-lo na forma que eu quero, não me preocupar se está chovendo, poder entrar na piscina ou praia e não ficar cuidando do cabelo, vale cada minuto.

Hoje em dia a internet está cheio de blogueiras cacheadas, dando dicas de como cuidar do seu cabelo, nessa fase de transição cuide do seu cabelo, mime ele, cada cachinho se formando será uma alegria para você, se jogue no cabelo natural e não tenha medo de ser feliz.
Cabelo livre de química alisadora!
Tem uma história de transição? Mande sua história para mim com foto de antes e depois no e-mail: caraminholanacabeca@hotmail.com ou na fan page no facebook.

2 comentários:

  1. Muito legal a sua iniciativa de assumir os cachos, eu acho LINDO <3
    Beijão amore
    www.feitofeminino.com.br

    ResponderExcluir
  2. Voto pelo seu cabelo natural! Realçou muito mais a sua beleza!

    www.thaisleao.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!