link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Dicionário Cacheado: Desmistificando alguns símbolos e palavras

25 fevereiro 2015

Dicionário Cacheado: Desmistificando alguns símbolos e palavras

Quem nunca se perdeu no meio de tantas palavras? CO-WASH! NO-POO! BC! LOC! Chegamos a ficar louco no meio de tanta apalavra que aparentam não fazer nenhum sentido e muito menos ter um significado. Algumas palavras ainda nem conheço direito e assim como muitos ao entrar na rotina cacheada também ficava perdida, por esse motivo reuni aqui algumas mais conhecidas  e que geram mais dúvidas nos recém chegados.


Co-wash
Trata-se da lavagem do cabelo com o condicionador. Eu sei, parece estranho, mas essa técnica é muito recomendada para pessoas com o cabelo muito ressecados, pois a utilização de shampoo retira a oleosidade dos cabelos e os que se encontram ressecados precisam que mantenha a oleosidade. Porém para realizar essa técnica é preciso prestar atenção nos ingredientes do condicionador, nada de usar algum que possuo silicone e petrolato na sua fórmula, ok?

Cronograma Capilar
Basicamente seria a rotina de cuidados que você precisa ter com seu cabelo. Sendo ele dividido em 3 etapas, hidratação, reconstrução e nutrição. Esse método de cuidados é apelidado carinhosamente como CC. Existem muitas tabelas prontas de cronograma, porém o mais indicado é você analisar a necessidade do seu cabelo e montar um com cuidados específicos para o que ele necessita.

H N R
Abreviações das etapas do cronograma capilar. Onde hidratação é a fase em que repomos água nos fios, nutrição a etapa dos óleos e manteigas e reconstrução a parte em que repomos a queratina do nosso cabelo, de forma resumida seria isso, no link têm uma explicação bem mais detalhada sobre o assunto.

BC
Reduzido de big chop, o famoso grande corte. É quando uma pessoa em transição do cabelo liso para o cacheado, ao abandonar a química decide cortar de uma única vez o cabelo alisado e deixando apenas o novo cabelo cacheado que está nascendo.

Texturização
Quando não se têm coragem de fazer o BC uma saída para diminuir a diferença de texturas entre o cabelo alisado e o que está nascendo natural é fazer texturização, ou seja utilizar de meios que modelem o cabelo liso, cacheando ele com papel higiênico, tranças, coquinho e muitos outros artifícios.

Fitagem
Um dos modos de finalizar (pentear) o cabelo, nele você penteia o cabelo em partes, com o dedo ou com o auxilio de um pente de dentes largos, separando em "fitas" o cabelo. Esse é um processo complicado de entender apenas lendo, esse vídeo da Ray está super bem explicado, se quiser conferir.

Day after
Como a própria tradução já diz, dia depois, que seria o cabelo no dia seguinte ao que foi penteado. É comumente falado quando acordamos no outro dia com o cabelo bonito ou todo amassado, sendo, respectivamente, um day after bom ou um day after ruim.




Abacaxi
Para ter um bom day after algumas pessoas utilizam alguns métodos, sendo o coque abacaxi um deles. Mas o que seria isso? É quando prendemos o nosso cabelo no topo da cabeça, dessa forma ao dormir amassamos apenas a parte de baixo dos cachos e para não prejudicar a parte que está amarrada é importante não apertar muito na hora de prender.

LOC
Mais um método de finalização, porém ele é uma ordem de produtos a ser utilizado, nesse cado sendo Líquido, Óleo e Creme. Qualquer pessoa pode utilizar esse método só não abusar do óleo e do creme. Misturar óleo na hora da finalização auxilia a não perder líquido dos fios ao longo do dia, assim mantendo o cabelo hidratado por mais tempo.

No poo e Low poo
Confesso que até hoje esse é um método que eu não conheço direito também. Porém em sua essência o no poo seria a abolição completa do uso de shampoo para a limpeza dos cabelos, sei também que aluns produtos na hora de hidratar e finalizar o cabelo também não podem ser utilizados, mas não sei aqui dizer qual para vocês. Já o Low poo seria a utilização de shampoo com agentes mais leves e também é proibido a utilização de alguns produtos. Uma cacheada que entende muito bem desse assunto é a Mari Morena e nesse vídeo ela explica o que é Low e No poo.

Ainda tem alguma palavra, abreviação ou assunto no mundo cacheado que possui dúvida? Deixe seu comentário, quero te ajudar a tirar essa dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!