link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Você tem se cuidado?

17 janeiro 2015

Você tem se cuidado?

Acredito que no Brasil inteiro tem feito muito calor nesse verão e alguns cuidados são fundamentais nessa época. Você deve estar pensando, lá vem mais uma doida falar do quão importante é usar o filtro solar, mas não, eu não estou aqui para falar disso, mas de um outro assunto tão importante quanto.
Muitas vezes cuidamos só da parte externa do nosso corpo, mas você tem cuidado da sua saúde interna? Eu assumo, eu não estava, e com o calor que tem feito fui parar no hospital, eu não me cuidei e não tomei nem perto a quantidade necessária de água para me manter saudável, eu tive uma desidratação. Ouvimos tanto sobre isso, mas você realmente sabe o que é?
Desidratação é uma doença potencialmente grave que se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais. A enfermidade pode ser secundária a diarreias agudas e afetar pessoas de todas as idades, mas é mais perigosa para as crianças (especialmente recém-nascidos e lactentes) e para os idosos. Drauzio Varella
E o que causa a desidratação? De forma simplificada, ocorre basicamente quando eliminamos mais água do nosso organismo do que repomos, seja essa perda por suor, excesso de micção, ou até mesmo por exagero de diuréticos. No meu caso, foi por causa da falta de ingestão de água e como eu estava no Paraná, aquele calor que eu não estou acostumada, perdia líquidos suando e não repunha o necessário.
A desidratação pode ser classificada, segundo o grau de gravidade, em leve, moderada e grave. São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.  Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação. Além desses sintomas, que se intensificam com o agravamento do quadro, nos casos de desidratação grave, podem surgir outros, como queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte. Drauzio Varella

Eu estava muito mal, estava com sonolência, me sentia fraca, me sentia bem apenas deitada, sentia meu coração bater mais rapidamente, dor de cabeça pois não conseguia comer nem beber nada, diarreia, vômito e quase desmaie de fraqueza. Quem diria não é, a falta de água provoca inúmeras reações no nosso corpo. Não espere muito para procurar um médico, percebeu que não está bem, vá logo, quanto antes você fizer isso mais rapidamente seu corpo irá melhorar.
Está com algum desses sintomas? Tome água, mas não tome apressadamente, tome goles pequenos e pausadamente. Procure se alimentar com frutas frescas e com bastante líquido, tais como laranja e melancia. Os isotônicos também ajudam nessa época, pois além de repor o líquido você também estará repondo energia perdida.
Com esse calor não podemos vacilar, fique atento se possui criança em casa, ofereça sempre água, suco, algo para que não fiquem desidratados.

2 comentários:

  1. Nossa, eu juro que não sabia que a desidratação era uma doença! Esse ano eu tenho tomado bastante água, mas ano passado eu quase nem tomava e somente quando fui ao médico, que eu percebi o quão bem esse líquido faz. Obrigada por compartilhar essa informação conosco e espero que esteja melhor agora.

    Beijo, Joyce.
    http://olhardeumanerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas não sabem pois no nosso país não é tão comum assim, a maioria da população tem acesso a água potável, mas em inúmeros países onde isso não é possível é bastante comum até as pessoas morrerem por conta disso.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!