link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Qual meu tipo?

22 janeiro 2015

Qual meu tipo?

Tenho notado que está acontecendo bastante busca aqui no blog a respeito de cabelo, não digo sobre produto para cabelo, mas sim o tipo de cabelo que possui, qual a diferença entre eles, os cuidados para cada tipo, enfim, bastante perguntas para conhecer o seu tipo de cabelo e tratar dele melhor, nesse post então tentarei sanar ao máximo a dúvida de vocês.

Sabemos que cada pessoa possui o cabelo diferente da outra, mas você sabia que existe uma classificação para identificar cada tipo de cabelo? Essa divisão é feita basicamente em lisos, ondulados, cacheados e crespos, seria fácil se fosse dividido apenas assim, essa  classificação ainda é dividida em subcategorias, sendo estas, separadas em três. Tá complicado? Calma que com as imagens vocês entenderão melhor.

Tipo 1: LISO


O cabelo que se enquadra no tipo 1 são os completamente lisos, com nenhuma ondulação em sua estrutura, lisos da raiz a ponta. Esse tipo de fio tende a ser macio pois a oleosidade natural consegue chegar a toda parte do cabelo, isso não é motivo para dispensar o uso de protetores térmicos, pois o uso de chapinha e secador pode transformar esse tipo de cabelo em seco e danificado.

  • 1A: Esse tipo de cabelo tende a ser extremamente liso, sabe aquele cabelo que você coloca um tic-tac e em pouco tempo ele já está escorregando? Provavelmente esse cabelo é 1A. Eles tendem a ser escorridos e oleosos. Para cuidar bem dele a medida é apostar em produtos para cabelo oleoso, já que a raiz precisa estar bem limpa. Para a finalização invista em produtos leves, pois do contrário poderá pesar o seu cabelo, também é indicado o uso de produtos que doam volume.

  • 1B: Já os fios de estrutura 2A são mais encorpados e costumam ser volumosos. Diferente do primeiro, esse consegue segurar cachos, grampos e prendedores, são mais fáceis de moldar.

  • 1C: São fios grossos, bastante encorpados e difíceis de modelar. Geralmente quem possui esse tipo de cabelo são as orientais. Assim como os outros do tipo 1, é indicado uso de produtos para cabelo oleoso para retirar a oleosidade acumulada da raiz e como tendem a ser mais macios e hidratados, evitar o uso de produtos muito hidratantes, quando o fizer, utilizar apenas nas pontas.

Tipo 2: ONDULADO
Se enquadra nesse caso os cabelos que estão entre o liso e o cacheado, sendo assim, sendo o ponto intermediário entre os dois. Ele possui principalmente a raiz lisa e as pontas onduladas, não chegando a formar o cacho, mas sim com um formato de S. São fáceis de modelar, amassando podem ganhar mais forma ao ondulado e ao fazer uma escova ficam lisos facilmente.

  • 2A: De aspecto quase liso, ele se adapta muito bem tanto a escova quanto a ser modelado com um babyliss. Por ser desse jeito, comumente, não apresenta volume, para dar maior definição a seu ondulado é indicado o uso de produtos leves como mouse, já que produtos mais pesados como pomada poderão murcha-lo e dar um aspecto não muito bonito ao fio.

  • 2B: Tende a ter suas ondas mais acentuadas, formando um S quase perfeito, por ter essa forma costuma ter uma maior tendência a produzir frizz com facilidade. Para que as ondas fiquem bonitas sempre é recomendado o uso de produtos anti-frizz e também produtos como mouse para que não pese demais o cabelo.

  • 2C: Os cachos já começam a se formar, formando ondas menos espaçadas e mais marcadas. Os cachos começam a se formar mais próximos a raiz, tendem a ser mais volumosos um pouco, formam ainda mais facilmente o frizz, sendo um pouco mais difíceis de modelar. Também é indicado o uso de produtos leves na finalização porém já pode ser utilizado ativadores de cacho, desde que não seja muito pesado, com a ajuda destes podemos moldar o cabelo amassando levemente até ter uma aparência de 3A.

Tipo 3: CACHEADO

Os fios dessa categoria enfim começam a tomar forma, os cachos parecem molinha, os famosos "tonhonhóin". Por ter essa forma, a oleosidade natural do cabelo não consegue chegar até a ponta do fio do cabelo, sendo assim tendem a ser mais secos e ressecados, mas com hidratação constante tornam-se macios e cheios de vida. Desembaraçar e pentear o cabelo no banho ajuda a não quebrar o fio, se amanhecer com o cabelo amassado, borrife água.
 
  • 3A: São cachos mais abertos, parecendo que foram feitos com babyliss, sendo largos e regular. Tendem a ter mais volume que o 2C. Para a finalização prefira géis, ativadores de cacho e leave-in. Por ser naturalmente mais ressecado, prefira os produtos hidratantes, os melhores shampoos são os sem sulfato.

  • 3B: Formam cachos mais pequenos, como se fossem uma molinha. Não se modelam facilmente com escova, essa tarefa costuma dar bastante trabalho. Faça hidratações constantemente para repor a água, para manter a hidratação no cabelo use finalizadores e shampoos hidratantes. Pode ser necessário repor a oleosidade que não chega até as pontas acrescentando um pouco de óleo extravirgem na hidratação, podendo utilizar também em pequena quantidade na finalização do cabelo, em excesso poderá pesar o cabelo.

  • 3C: Aqui os cachos são super pequenininhos e mais definido, é comum que ele encolha depois de seco. É ainda mais importante a hidratação para tal cabelo já que tendem a ser finos e frágeis. Para finalização não abra mão de produtos mais densos, como shampoos, óleos e manteigas, além de ajudarem na definição do cabelo auxiliam para que não perca a hidratação.

Tipo 4 : CRESPO
Geralmente são conhecidos como afro, são mais frágeis que os anteriores, tendem a ser ainda mais seco que os cacheados por causa da sua forma. O cabelo cresce naturalmente para cima. Como diferenciar um cabelo 3C e um 4A? Quando molhado o 4A tende a manter-se completamente enrolado enquanto o 3C fica um tanto quanto ondulado.

  • 4A: Possui cachos muito pequenos e são bem definidos. Por ser ainda mais seco que os demais, não é recomendado lavar todo dia esse tipo de cabelo para não retirar a oleosidade que já é pouca, para isso você pode preferir a lavação com condicionador (co-wash). Hidratação é  ainda mais importante para quem tem tal cabelo, você pode repor a oleosidade utilizando um pouco de azeite extra virgem na finalização. Para dar forma o cacho você pode utilizar produtos um pouco mais pesado e não abra mão dos ativadores de cacho.

  • 4B: O formato do cacho é diferente dos demais, ele possui uma forma de Z, sendo assim é bem menos definido que o 4A. Muita gente acha que por ser de tal forma, não forma cacho, porém se bem estimulado e cuidado, aos poucos os cachos tomam forma, por eles serem bem pequenininhos e juntos pode ser um pouco difícil, porém não impossível de vê-los. Para não quebra-los você não deve penteá-lo seco, apenas molhado, prefira fazer isso na hora do banho com um condicionador ou uma mascara hidratante. Abuse dos óleos para suprir a falta da oleosidade natural.

  • 4C: Pouca ou quase nenhuma definição define esse tipo de estrutura. Pode conter partes que definam mais assemelhando-se com um 4B misturados com parte com pouca ou nenhuma definição e formação de cacho. São ainda mais secos que todos os anteriores, por ser de tal maneira é melhor evitar lava-lo com shampoo, se possível, substitua essa pratica pelo co-wash. Como os demais, abuse dos óleos para mantê-lo hidratado a maior parte do tempo e da hidratação, se possível faça no mínimo 3 hidratações por semana. Na finalização abuse dos produtos hidratantes, finalizadores pesado podem ajudar a dar forma a seu cabelo.

Quer saber qual o meu cabelo? Mistura de 3A com 3B, tem dias que ele é mais um do que o outro, tem dias mesmo que parece até mesmo um 3C. Conseguiu  descobrir qual é o seu, ou ele é uma mistura doida igual a minha?

Espero que tenha conseguido tirar a dúvida da maioria de vocês, se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário que responderei com o maior prazer.

Quero conhecer você: Me ajude a melhorar o conteúdo do blog respondendo essa pesquisa.

3 comentários:

  1. Acho que o meu é tipo 2B, e tenho de começar a usar anti-frizz que o meu precisa.
    Beijocas*

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha conseguido identificar o tipo do seu cabelo, um óleozinho bem leve pode ajuda r a controlar o frizz. Costumo usar o óleo extraordinário da Elseve e me ajuda bastante.

    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  3. Flor ! Que post completo! E leva tempo mesmo, eu estou a fazer um semelhante a este e ainda nao acabei. Bjs
    www.elaeunica.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!