link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Dicas básicas para o cuidado dos seus cabelos.

26 março 2015

Dicas básicas para o cuidado dos seus cabelos.

Sei que a pergunta que irei fazer pode ser um tanto que estranha e sem sentido para algumas pessoas, mas sinto necessidade de perguntar: Como você cuida do seu cabelo? Têm certeza que está fazendo isso do jeito certo?

Por que essa pergunta? Simples! Por mais que a internet esteja repleta de dicas e ensinamentos, muita gente ainda possui uma certa dificuldade em qual etapa correta para cuidar dos cabelos. Percebo que muita gente possui dúvida em qual etapa deve fazer a hidratação, com o cabelo sujo e depois lavar? Depois de aplicar o condicionador? Como devo desembaraçar meu cabelo? Foi para tentar resolver algumas dessas questões que pensei nesse post.

Qual a ordem correta?

Sim, existe uma ordem correta para aplicar cada produto. O shampoo serve para abrir a cutícula do cabelo, assim retirando toda a sujeira e preparando o cabelo para receber as vitaminas e demais ingredientes dos mais processos do cuidado capilar. O condicionador sela essa cutícula, retendo a hidratação do cabelo, não deixando que as vitaminas repostas se esvaiam rapidamente, já a hidratação seja ela qual for serve para repor as necessidades do nosso cabelo, água, vitaminas, lípidos.. Sendo assim a ordem correta para utilizar os produtos é SHAMPOO - HIDRATAÇÃO - CONDICIONADOR.

Melhor forma de desembaraçar o cabelo?

Independente de qual seja o tipo do seu cabelo a melhor forma de desembaraçar os fios é na hora do banho, aproveite enquanto aplica o condicionador para desembaraçá-lo, caso prefira você pode aplicar o condicionador para desembaraçar o cabelo antes da lavagem com shampoo, dese forma seu cabelo já não estará tão embaraçado depois da aplicação do shampoo como normalmente fica. Não recomendo essa aplicação de condicionador antes da lavagem para pessoas com cabelo muito oleoso.

Devo aplicar o shampoo em todo o cabelo ou apenas no couro cabeludo?

A parte mais suja do seu cabelo é a raiz, por esse motivo você deve aplicar shampoo apenas na área do couro cabeludo, pois já se você aplicar em todo o comprimento do cabeludo irá ressecar o seu cabelo, para limpar essa área apenas a água que escorre com a espuma vinda da raiz já é o suficiente, isso é independente de seu cabelo ser seco ou oleoso, aplicar shampoo na extensão  do cabelo retirará a oleosidade natural que ele necessidade para ficar saudável e bonito.

Por que não devo aplicar condicionador na raiz?

Nosso couro cabeludo produz uma oleosidade natural, por natureza ele deveria chegar em toda a extensão do fio, por este motivo o ideal é aplicar o condicionador apenas no comprimento, aplicar condicionador na raiz do cabelo pode gerar um excesso de oleosidade no couro cabeludo e assim podendo gerar alguns problemas como caspa. O ideal é aplicar o condicionador da linha da orelha para baixo, mesmo em cabelo cacheado onde essa oleosidade natural tem mais dificuldade em chegar nas demais partes do cabelo.

Shampoo perolado, transparente, neutro. Qual escolher?

Cada cabelo possui uma necessidade diferente, por este motivo temos tantas opções no mercado de produtos destinador ao cuidados deles. O shampoo transparente limpa mais profundamente o cabelo, assim retirando mais a oleosidade do cabelo, por isso geralmente são indicados para cabelo oleoso, o shampoo perolado possui maior quantidade de agentes hidratantes, sendo assim limpam o cabelo mas não retiram o excesso de oleosidade dos fios, por isso esse tipo é recomendado para cabelos danificados, crespos e cacheados que necessitam de um pouco mais de atenção. O shampoo neutro geralmente tende a ser transparente também, porém eles são mais indicados para os cabelos "normais", cabe a você analisar qual seu tipo de cabelo e a necessidade dele e escolher qual o melhor que se encaixa no seu quadro.

Tenho o cabelo cacheado, só posso usar produtos fabricados para meu tipo de cabelo?

De jeito nenhum, independente de possuir cabelo cacheado, liso, ondulado, com química ou sem química, você deve utilizar produtos que o seu cabelo aceita e apresenta um bom resultado, não é porque na embalagem está escrito uma coisa que você deve se prender a meras palavras. Muitas vezes certos produtos ditos como que para cabelo liso se dê melhor no seu cabelo cacheado do que um propriamente desenvolvido para cabelo cacheado, ou vice-versa. 

Possui alguma outra dúvida que não respondi aqui? Deixe seu comentário que responderei com o maior prazer.

3 comentários:

  1. Oieeee =) Ótimas dicas..
    Eu nem cuido do meu cabelo =/
    Faço tudo de qualquer jeito.
    Mas acho q vou "tentar" cuidar mais dele, rs
    Beijos..

    www.blogdasirmas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas ❤ Sempre tive duvida sobre a ordem

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, muito boas!!
    Admito que tenho o cabelo muito bonito porém não cuido dele como deveria ;x
    Vou seguir suas dicas ;)

    beijos flor, muito sucesso.
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!