link href='http://fonts.googleapis.com/css?family='Manhattan+Darling' rel='stylesheet' type='text/css'/> Mistura Cacheada: Fazer ou não a cutícula?

23 dezembro 2014

Fazer ou não a cutícula?

Antes de qualquer coisa, não estou aqui para te incentivar a mudar sua rotina, a deixar de fazer a cutícula ou manter esse hábito, até porque eu mesmo tiro a minha, tenho intuito com esse post te fazer pensar um pouco.


cutículas-2-300x216


Só uma perguntinha rápida, você sabe o que é a cutícula e para que ela serve? A cutícula é uma proteção da unha, que possui como função proteger a mesma da entrada de contaminações e doenças.


Por que não tirar a cutícula?


produtos-hidratacao-cuticulas


Por ele possuir essa função de proteção, ao retira-la estamos abrindo caminho para que sujeiras, infecções e doenças entrem em nosso organismo através da unha. Uma questão muito séria a respeito disso são os salões, muitas vezes não é feita a devida esterilização do material utilizado, assim, utilizando seguidamente de cliente em cliente o alicate, a espátula e até mesmo a lixa.Você sabia que essa é uma prática brasileira? Em outros lugares do mundo não possuem o hábito de tira-las, pois é considerado uma atividade de risco, pelos motivos já citados.


Um outro motivo é a praticidade, a parte mais demorada de fazer a unha é a parte de retirar a cutícula, então ao deixarmos de fazer isso o momento de cuidarmos da nossa unha se tornará muito mais rápido. O que fazer então nessa hora? Cuidar delas. Você pode simplesmente empurrar a cutícula com a espátula  e tirar aquelas pelinhas que estão fora do lugar, aproveite esse momento para cuidar dela, aplique creme próprio para as mãos ou ainda os próprios para a cutícula, o mercado atualmente oferece vários produtos destinados a isso.


Ok, já não tiro mais a cutícula, estou deixando ela crescer. Ela sempre vai ficar assim grossa? Acredite ou não, com tempo e o cuidado certo ela perderá esse aspecto grosseiro e tornará quase imperceptível. O que faz ela ficar grossa desse jeito é o fato de cortarmos essa pele, nosso organismo entende como um ataque e faz ela crescer grossa para repor a proteção natural perdida.


Se você é assim como eu e já tentou de tudo para deixar de fazer a unha, vem comigo que dou algumas dicas nessa hora.


fazendo-as-unhas-em-casa-kit-de-manicure-331085-1


Independente de fazer a unha no salão ou em casa, tenha sempre o seu kit manicure (alicate, espátula e lixa), assim você evita transmitir alguma doença e também de ser infectado. Não tem nenhuma doença? Assim você pode pensar, alguma doenças são sigilosas, não possuem sinal nenhum, então o melhor é prevenir nessas horas. Tem vergonha de levar seu kit no salão que você vai? Perca! Você está zelando pela sua segurança e pela dos outros.


Na hora de retirar a cutícula, não vá muito fundo, além de correr o risco de tirar um bife, você está tirando cutícula demais, isso fará com que ela cresça ainda mais grossa, quanto mais você tira mais ela engrossa, então tire só a camada grossa e ajeite aquela pelinha que não está no lugar. Nessa hora também utilize produtos que auxiliem esse processo, um hidratante, um creme amolecedor de cutículas, água. Se você quer fazer esse processo, se dedique a ele e tente fazer da melhor forma possível, mas sem prejudicar sua unha e cutícula.


Eu sei, esse post foi longo, e não falei tudo o que eu queria falar para vocês. Você prefere o que? Tirar ou deixar sua cutícula natural? Compartilhe com a gente.


Facebook | Pinterest


Assinatura

9 comentários:

  1. Débora é super raro eu tirar cutículas por causa da contaminação que você citou. Eu já tive experiencia ruim com isso no salão. Meu dedão do pé direito ficou infeccionado, foi horrível! O médico me pediu que levasse meu kit ou se for preciso não tirar cutículas. Ótima dica :D
    Bjs

    www.estephanefaria.com

    ResponderExcluir
  2. eu deixo a minha só afundo com o palitinho ^^ .. pq dizem que n é mt bom tirar

    ResponderExcluir
  3. Post muito legal mulher, ótimas dicas e realmente convenceu, parabéns! A curiosidade da cuticula que só fica dura pq a gente acostuma foi surpreendente, acho que depois dessa eu paro de tirar!
    Beijos!
    http://escritos-de-uma-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mesmo assim eu tiro por que fica mais bonita, detesto cutícula!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Eu não tiro as cutículas mas sempre estou cuidando, hidratando, dando aquele empurrrãozinho para elas ficarem bonitas.
    bjs.

    www.painelparacongresso.com

    ResponderExcluir
  6. É um dilema realmente! Mas prefiro fazer, minha cuticula é muito rebelde pra ficar solta assim kkk

    ResponderExcluir
  7. Não não tiro minha cutícula primeiro por medo de que possa doer e segundo por conta da proteção mesmo e como não tiro pra não ficar aquilo feio eu dou uma empurradinha com a espátula e pronto estou com unhas lindas de novo, amei o post super informativo. Beijoss ♥

    ResponderExcluir
  8. Nunca tirei a cutícula, então a minha nem cresce! Ainda bemmm heheh
    Beijocas
    http://xepadosbofes.blogspot.com.br/2014/12/inspiracao-lencos-no-cabelo.html

    ResponderExcluir
  9. Eu não tiro a minha faz muitos anos e realmente ela fica fininha e nem da pra perceber.
    Gosto muito mais assim ♥

    Beijo!
    Coruja Doce Blog

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!